Fumaça de incêndios do Pantanal é avistada no noroeste paranaense
28 de junho de 2024 às 21:03h
Área devastada por queimadas no Centro-Oeste brasileiro bateu recorde. Meteorologista diz que fumaça deve deixar noroeste do Paraná no final de semana.
A fumaça provocada pelos incêndios que atingem o Pantanal, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, pôde ser vista em cidades do noroeste do Paraná nesta terça-feira (25), como São João do Caiuá e Paranavaí.
Imagens feitas pela RPC mostram como a fumaça tomou conta do céu de municípios paranaenses.
O noroeste do Paraná está localizado na divisa com o Mato Grosso do Sul, que tem cerca de 60% do bioma do Pantanal.
A área queimada em 2024 já supera os números de 2020, quando houve recorde de devastação no bioma, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
“A fumaça presente no noroeste é proveniente dos incêndios que acometem o Pantanal por conta do escoamento dos ventos que vêm de áreas de alta pressão e se deslocam para áreas de baixa pressão”, explicou o meteorologista William Max, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
Segundo ele, a previsão é que a fumaça deixe a região no próximo final de semana.
“A previsão é que a fumaça se afastem do noroeste do estado e voltem ao padrão de escoamento natural”, informou.