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Governo de Roraima garante formação de professores Yanomami

26 de março de 2025 às 15:53h

O Governo de Roraima segue investindo na educação escolar indígena com a terceira etapa do Magistério Indígena Yarapiari, exclusivo para professores Yanomami. O curso ocorreu entre os dias 10 e 21 de março com a participação de 40 cursistas do povo Ninam, que viajou grandes distâncias de comunidades localizadas em Alto Alegre para garantir seus estudos.

 Governo de Roraima segue investindo na educação escolar indígena com a terceira etapa do Magistério Indígena Yarapiari, exclusivo para professores Yanomami. O curso ocorreu entre os dias 10 e 21 de março com a participação de 40 cursistas do povo Ninam, que viajou grandes distâncias de comunidades localizadas em Alto Alegre para garantir seus estudos.

A formação foi realizada no Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima), que também sediou a primeira etapa do curso em 2023. Em 2024, devido às reformas no prédio da instituição, a segunda etapa ocorreu em Alto Alegre.

A capacitação é dividida em oito etapas do curso, que tem a carga horária total de 2.300 horas. A próxima etapa está prevista para o segundo semestre deste ano.

A diretora do Ceforr, professora doutora Stela Damas, destacou a importância do Magistério Indígena Yarapiari na qualificação dos professores Yanomami e no fortalecimento da educação escolar indígena no estado.

“Nosso compromisso é oferecer formação de qualidade aos professores Yanomami, respeitando suas especificidades culturais e linguísticas. Esta terceira etapa representa mais um passo fundamental para garantir que a educação escolar indígena seja cada vez mais fortalecida e alinhada às necessidades das comunidades”, afirmou a diretora.

O Governo de Roraima tem a preocupação de trabalhar com esse grupo de povos originários, uma vez que eles têm residência no território Yanomami/Yekuana, de difícil acesso e pouca ou nenhuma qualificação.  Com o magistério Yarapiari, o Estado garante qualificação e melhor qualidade no ensino da educação escolar indígena.

Sobre o Yarapiari

O Magistério Indígena Yarapiari tem como objetivo capacitar professores Yanomami para atuar dentro de suas comunidades, promovendo uma educação que respeita e valoriza os saberes tradicionais. O curso contou com uma estrutura completa de apoio aos cursistas, com oferta de alimentação e alojamento fornecidos pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto). A próxima etapa ocorrerá no segundo semestre deste ano.

Durante a formação, os cursistas aprendem metodologias de ensino bilíngue, gestão escolar, legislação da educação indígena, história e cultura Yanomami, e práticas pedagógicas contextualizadas. O curso também aborda temáticas como meio ambiente, sustentação da vida comunitária e fortalecimento da identidade indígena.

O gerente de formação em educação escolar indígena do Ceforr, Aldinésio Sarmento Silveira também reforçou o impacto do curso na valorização dos saberes tradicionais e na melhoria do ensino nas comunidades Yanomami.

“O curso é de suma importância para o aprendizado dos participantes, que precisam dominar a língua portuguesa e outros componentes curriculares oferecidos pelo Ceforr. Continuaremos a oferecer o curso até concluir todas as etapas restantes”, ressaltou o gerente.

Educação Indígena

A Seed tem atuado de forma constante para ampliar as políticas voltadas à educação escolar indígena, promovendo iniciativas que respeitam a diversidade e a cultura dos povos originários. O Magistério Indígena Yarapiari é um dos exemplos desse compromisso, garantindo a formação de professores que farão a diferença nas futuras gerações Yanomami.

Outros avanços de destaque: a produção de materiais pedagógicos bilíngues confeccionados para aprimorar a arte de lecionar sem perder a interculturalidade e, o desenvolvimento de um projeto pedagógico específico para a formação de professores Yekuana. Esse projeto já está em tramitação no Conselho Estadual de Educação, aguardando aprovação.

“Em breve, o povo Yekuana também terá seu próprio curso de magistério. Essas ações representam um importante passo para melhorar a qualidade da educação para as crianças do território Yanomami/Yekuana, promovendo uma abordagem mais estrutural e eficaz, concluiu Stela Damas.

Outro grande avanço da educação indígena foi a realização do concurso específico e diferenciado para professor indígena em março de 2022 que disponibilizou mil vagas imediatas e onde já foram realizadas cinco convocações e empossados 755 docentes no quadro efetivo.

De acordo com o Censo Escolar, em Roraima existem 251 escolas estaduais indígenas e 18.820 estudantes matriculados. Dentro desse quantitativo, são 24 escolas em território Yanomami que atendem juntas 1.560 estudantes.

Fonte: Governo de Roraima – Por Layse Menezes