José Sarney participou de homenagem ao bicentenário de Gonçalves Dias
10 de agosto de 2023 às 22:16h
Durante o bate-papo, José Sarney, que também é membro da Academia Brasileira de Letras, falou sobre literatura e relembrou sua carreira como escritor.
O ex-presidente José Sarney fez uma palestra em homenagem ao bicentenário do poeta Gonçalves Dias, na Academia Maranhense de Letras (AML), em São Luís, nesta quarta-feira (9).
Durante o bate-papo, José Sarney, que também é membro da Academia Brasileira de Letras, falou sobre literatura e relembrou sua carreira como escritor para os estudantes do Centro Educa Mais Professora Margarida Pires Leal.
“O caminho pra ascender na vida é o de educação, tudo que eu consegui na vida foi através do estudo. Quero que todos tenham êxito. A educação nos proporciona dominar conhecimentos. Eu sou até hoje um estudante. Leiam, leiam sobre tudo”, disse José Sarney ao grupo de jovens.
O ex-presidente ainda disse que considera Gonçalves Dias como um dos três poetas mais importantes junto com Camões e Fernando Pessoa. Na noite desta quarta-feira (9), José Sarney também participa, na AML, da palestra com o professor e escritor Antônio Carlos Secchin, da Academia Brasileira de Letras, em celebração aos 200 anos do poeta Gonçalves Dias.
Exposição em homenagem ao bicentenário
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/z/C/i6UdmrTZS6RyvvNiIhVA/sem-titulo.png)
Solenidade celebra os 200 Anos de nascimento do poeta Gonçalves Dias, no MA — Foto: Reprodução/TV Mirante
Para comemorar o bicentenário deste que é considerado um dos maiores literatos brasileiros, será aberta nesta quinta-feira (10) a exposição “200 anos de Gonçalves Dias”, realizada no Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM), situado na Rua de Nazaré, no Centro Histórico de São Luís.
A mostra, que acontece até o próximo dia 31 de agosto, apresentará diversos documentos que tratam sobre Gonçalves Dias como correspondências de diversas autoridades do Governo do Estado como o chefe de Polícia do Maranhão, documentos que tratam sobre o naufrágio no qual morreu o poeta e as buscas pelos restos mortais, o resgate dos pertences, o trabalho referente aos arquivos das províncias, as diversas homenagens feitas em decorrência de sua morte entre diversos outros.
Ao todo, foram selecionados cerca de 20 livros e documentos que datam a partir de 1864, ano do naufrágio em que morreu Gonçalves Dias.
Fonte: G1